Vincristina é indicado para quimioterapia combinada para o tratamento de tumores malignos, leucemias, linfomas, câncer de mama, ovário, colo do útero, pulmão, melanoma e micose fungoide.
PRINCÍPIO ATIVO
Sulfato de Vincristina
ARMAZENAGEM
Este medicamento deve ser protegido da luz solar e conservado sob refrigeração de 2°C a 8°C. Após preparo, manter na geladeira por no máximo 14 dias.
CONTRAINDICAÇÃO
Este medicamento é contraindicado em casos de alergia ao sulfato de vincristina ou qualquer outro componente da fórmula e Síndrome de Charcot-Marie-Tooth na forma desmielinizante (atrofia muscular hereditária, frequentemente no pé, com a destruição da mielina das fibras nervosas).
REAÇÕES ADVERSAS E EFEITOS COLATERAIS
Vincristina pode causar reações adversas reversíveis e dependentes da dose. O evento adverso mais frequente é a alopecia (queda de cabelo) e os mais desagradáveis são os distúrbios neuromusculares (relativo aos nervos e músculos), parestesia (formigamento), descoordenação motora, diminuição das sensações, diminuição dos reflexos tendinosos profundos (reflexos dos tendões) e cansaço muscular podem persistir durante todo o período de tratamento.